.jpg)
A Quarta-Feira de Cinzas recebe este nome por causa do rito em que o sacerdote faz uma cruz na testa dos fiéis com a cinza (as cinzas usadas no ritual são provenientes da queima de ramos utilizados na Procissão de Ramos, do ano anterior), falando a expressão Tu és pó e em pó hás de tornar Em áreas rurais, os devotos guardam as cinzas da fogueira de São João. Na Quarta-Feira de Cinzas, líderes comunitários religiosos reúnem as famílias, rezam e passam na testa a cinza, repetindo o dito Tu és pó e em pó hás de tornar.
A imposição das cinzas remonta ao Antigo Testamento onde o profeta Jonas recebeu de Deus a incumbência de tentar converter certos habitantes na Palestina. Depois de engolido por uma baleia, que o cuspiu nas praias da cidade, Jonas atendeu o pedido de Deus e passou a pregar por lá #Palestina O Capítulo 3 do Profeta, no Antigo Testamento, relata que, nesse momento, o rei do lugar levantou-se de seu trono, tirou seu manto, cingiu-se com um pano de saco e assentou-se sobre a cinza. O rei ainda decretou jejum. Os habitantes se converteram e a cidade respirou paz.
Há brilho, pompa, muita devoção e fé durante este evento. Os rituais seguem as tradições do século 18, que podem ser apreciados durante os atos litúrgicos. Nas cidades históricas, em todas as sextas-feiras da quaresma, desde o século 18 até hoje, celebra-se o Setenário, uma liturgia em homenagem às Sete Dores de Nossa Senhora. Um dos momentos mais bonitos deste ritual é o canto Inflamatus, em que o solo de um tenor ou uma soprano emociona os fiéis.Dentre as manifestações culturais típicas do Ciclo da Quaresma, destacam-se as lendas típicas da mula-sem-cabeça, do lobisomem, das casas mal-assombradas e outros mitos típicos regionais são contados com mais ênfase. Como crendice, as pessoas temem passar perto da gameleira à meia-noite. Encomendação das Almas, um cortejo no qual os fiéis, com a cabeça totalmente coberta, rezam pelas almas dos falecidos da região, terminando na porta do cemitério.
Comentários
Postar um comentário
Que Deus te abençoe #hojesempre